domingo, 26 de dezembro de 2010

Surpresa e encantamento pelo que é belo

"Há arte capaz de nos humanizar"

As artes criam caminhos de expressões. Destes diversos caminhos, muitos expressam o belo; sim, o belo da estética filosófica, aquilo que percebemos e que nos encanta: um belo quadro, uma bela música, um belo texto dentre outras coisas belas.

A Fundação Knight promove diversos projetos na área cultural. Um deles é o Random Acts of Culture. Uma das características desse projeto é associar a surpresa com o encantamento. Isso é produzido pela apresentação de uma ópera – ou de uma recitação de poesia, de uma apresentam de música instrumental, ... - num local de grande movimento sem que aqueles que ali estão, saibam o que está para acontecer. Os artistas surgem do meio das pessoas presentes e começam a se apresentar. Essa atitude inusitada, surpreende, sensibiliza e desperta as pessoas presentes para o que está sendo expresso, naquele momento, pela arte apresentada. Mercados, aeroportos, estação de trens e lojas de departamentos em shoppings são alguns dos locais onde são feitas essas apresentações. Essa atividade é realizada em diversos países, inclusive no Brasil, e é promovida por diversos grupos e não somente pela Fundação Knight.

É fácil perceber que essa é uma forma que possibilita a interação, de um número maior de pessoas, com o tipo de arte apresentada.

Veja algumas apresentações, encante-se :


Utilize a barra de rolagem horizontal para acessar todos os vídeos


"Tão importante quanto aprender artes, é aprender com as artes."

Arte e Educação - Arte e Aprendizagem


Veja o que já foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Arte

Música

Surpresa e Encantamento

Versos Cantados


Veja mais informações em:

Knight Arts

Knight Arts – Random Acts of Culture

Opera Company of Philadelphia – Youtube

Estética – Filosofia (Wikipédia)

Ópera (Wikipédia)

2 Comentários:

Carmen Regina Dias disse...

De repente tu estás ali e és transportado para uma dimensáo mágica, e tu te entregas ao deleite puro e simples, ao sabor e arte.

Anônimo disse...

Bravo, bravíssimo! Emocionante, insólito e, por isso, comovente!
Merece retweet pra tds!
Abço!

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO