segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Ser informado, sim. Ser guiado, não.

É preciso estar atento às informações: conexões, meandros e entrelinhas.

Tudo está conectado e nada é totalmente mau ou totalmente bom são duas afirmações consideradas, por alguns, como fatos na atualidade. Como tudo está conectado, pode-se concluir que não há nada que esteja completamente isolado e que, por isso, tudo pode ser acessado, seja direta ou indiretamente (veja Teoria das Redes e Redes Distribuídas).


Sobre a questão de algo ser mau ou bom, positivo ou negativo, pode-se dizer que isto depende do uso que se faz. Na Teoria dos Jogos - uma teoria aplicada no âmbito empresarial, mas que pode ser aplicada ao cotidiano -, há um tipo de jogo chamado de jogo de soma não zero em que todos ganham. Não há segredo especial para não perder. Basta, para isso, que os acontecimentos que aparentemente sejam desagradáveis, sejam transformados em algo positivo (aprendizagem, novas oportunidades, transformação interior,...).

Portanto, cabe ao leitor estar atento às informações no que tange às conexões da fonte (a quem ela está ligada de forma direta e indireta), às intenções explícitas e implícitas da fonte e às possibilidades de fazer bom uso delas e saber o que fazer com elas (confiar, não confiar; compartilhar, não compartilhar; utilizar, não utilizar;...). Desta forma, o leitor desenvolve o seu senso crítico, a sua capacidade de livre-pensamento e, então, não precisará ser guiado por ninguém. Ser informado, sim. Ser guiado, não.

"Pergunte sempre a cada ideia: a quem serves?" (atrib. a Bertold Brecht)

"Se você não tiver cuidado, os meios de comunicação te farão odiar o oprimido e amar o opressor." (atrib. a Malcolm X)

"Bauman, parafraseando Richard Rorty, acrescentou: 'Enquanto o proletariado estiver distraído em seu próprio desespero com eventos fictícios criados pela imprensa, os superricos não têm nada a temer.' "

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." (atrib. a George Orwell)

"O bom jornalismo é o alimento da democracia, o mau jornalismo o seu veneno". (Jorge Furtado)


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Mídia Alternativa

Jornalismo

Seja o primeiro a comentar

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO